terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Surdos


 Pessoa surda: é a portadora de surdez e que possui uma identidade, uma cultura, uma história e uma língua.

Os surdos possuem a linguagem de sinais como primeira língua (L1) e português como segunda língua (L2). Isso torna o surdo bilíngüe.

Porém o SENHOR lhe disse: — Quem dá a boca ao ser humano? Quem faz com que ele seja surdo ou mudo? [...] Sou eu, Deus, o SENHOR.” (Êxodo 4:11)

 Foi o SENHOR Deus quem fez os nossos ouvidos — será que ele não pode ouvir? [...]” (Salmos 94:9)

Esses versículos provam que o Senhor Deus criou o surdo. Os surdos são especiais aos olhos de Deus. Deus ama todos os surdos.

“Não amaldiçoe um surdo, [...] Tenha respeito para comigo, o seu Deus. Eu sou o SENHOR.” (Levítico 19:14)

Esse versículo mostra que o Deus condena a maldição dada aos surdos. Os surdos sofrem muito preconceito. Respeite sempre os surdos porque eles pertencem ao Senhor Deus.
Discriminar os surdos é como não respeitar e obedecer o mandamento, citado no versículo acima.

 Jesus saiu da região que fica perto da cidade de Tiro, passou por Sidom e pela região das Dez Cidades e chegou ao lago da Galiléia. Algumas pessoas trouxeram um homem que era surdo e quase não podia falar e pediram a Jesus que pusesse a mão sobre ele. Jesus o tirou do meio da multidão e pôs os dedos nos ouvidos dele. Em seguida cuspiu e colocou um pouco da saliva na língua do homem. Depois olhou para o céu, deu um suspiro profundo e disse ao homem: — “Efatá!” (Isto quer dizer: “Abra-se!”).  E naquele momento os ouvidos do homem se abriram, a sua língua se soltou, e ele começou a falar sem dificuldade.  Jesus ordenou a todos que não contassem para ninguém o que tinha acontecido; porém, quanto mais ele ordenava, mais eles falavam do que havia acontecido.  E todas as pessoas que o ouviam ficavam muito admiradas e diziam: — Tudo o que faz ele faz bem; ele até mesmo faz com que os surdos ouçam e os mudos falem!”
 (Marcos 7:31-37)

Esse versículo narra a cura do surdo feita por Jesus. Jesus levou surdo para longe da multidão. Jesus sabe que o surdo é especial e pertence ao Deus. Ele falou: “Efatá!”, que dizer abrir. Jesus abriu e livrou os surdos de sofrimento. Jesus já sabe que surdos sofriam muito. Naquela época, os surdos nunca fizeram linguagem de sinais ou falar. Esse surdo foi curado e Jesus pediu para ele não contar aos outros, mas ele contou.
Surdos continuam sofrendo até dias de hoje.

Podem evangelizar os surdos para conhecer o verdadeiro Jesus. Veja o versículo abaixo.

“Naquele dia, os surdos ouvirão a mensagem que será lida no livro fechado e lacrado, [...]” (Isaías 29:18)

Surdos precisam tanto de Jesus. Ajudem sempre os surdos. Eles vão entender a mensagem que será lida na bíblia fechada e lacrada.

Que Deus sempre abençoe os surdos e ouvintes.

DELEON BAPTISTA FERREIRA

Referências:

Bíblia NTLH
 Wikipédia